domingo, 25 de dezembro de 2016

QUANTO À TRANSIÇÃO PLANETÁRIA

“Mas a respeito daquele dia e hora ninguém sabe, nem os anjos dos céus, nem o Filho, senão somente o Pai.” – Mateus, capítulo 24 – versículo 36.

Quanto à tão propalada “transição planetária”, pela qual alguns ansiosamente esperam, convém esclarecer que, em verdade, a Terra sempre esteve em transição.
Desde a sua criação, não há um dia sequer em que o orbe terrestre não esteja transitando de um estado para outro, e que, neste sentido, diversas profecias tenham sido feitas.
Claro que, dentro do contexto evolutivo da Humanidade, por vezes, certos acontecimentos, ao se alinharem, precipitam outros que dão origem à nova ordem social.
O que ocorre, dando-se a impressão de que, nos tempos atuais, tudo esteja acontecendo com maior velocidade, é que hoje o planeta conta com mais de sete bilhões de habitantes, ampliando, significativamente, as possibilidades de conflito armado e de reação dos elementos da Natureza – sim, porquanto à agressão do homem ao meio ambiente é sem precedentes na história da Humanidade.
Porém, não há quem possa dizer que a situação, que parece convergir para o caos generalizado, possa acontecer amanhã ou depois, estendendo-se por tempo indeterminado.
Não nos esqueçamos de que, em meados do século XIV – de 1337 a 1453 –, teve início, entre França e Inglaterra, uma guerra que durou “cem anos”.
O planeta, quando ocupava a posição de orbe primitivo, estava em transição para mundo de orbes e expiações, quanto agora se encontra em transição para mundo de regeneração, que, ao ser alcançado, continuará em transição para a condição de mundo feliz.
Em “O Evangelho Segundo o Espiritismo”, no capítulo III, escrevendo sobre “Mundos Regeneradores”, anotou Santo Agostinho: “Nesses mundos, portanto, ainda não existe a felicidade perfeita, mas a aurora da felicidade. O homem lá é ainda de carne e, por isso, sujeito às vicissitudes de que libertos só se acham os seres completamente desmaterializados.”
Infelizmente, ao que tudo indica a Terra não será um Mundo de Regeneração contando com a permanência de grande parcela de seus atuais habitantes, pois que a renovação íntima não se opera no curto espaço de algumas décadas, e, por vezes, nem mesmo de algumas encarnações.
Para que o orbe terrestre eleve-se, mais rapidamente, na hierarquia dos mundos, espíritos de maior nível de esclarecimento deverão ocupar o lugar dos retardatários, ou daqueles que insistem no cultivo de suas ambições pessoais – e esses espíritos mais lúcidos, evidentemente, deverão reencarnar em diversos pontos do planeta, para que, através de seus exemplos, possam influenciar a conduta de outros.
Portanto, “transição planetária” é mais uma terminologia nova para um assunto que é, deveras, antigo.
Neste aspecto, não nos esqueçamos de que, em essência, não é a Terra que se encontra em transição, mas os espíritos que nela habitam, incluindo as suas Dimensões Espirituais.
“Transição planetária” deve ser entendida como “transição moral da Humanidade”, e não do orbe em si – embora, pelas Leis da Evolução, a própria matéria, igualmente, esteja em constante aperfeiçoamento.
Completemos, assim, a “transição” que nos diz respeito, porque a verdade é que, em geral, quase todos ainda nos mostramos muito vacilantes no que diz respeito à nossa extrema necessidade de renovação.

INÁCIO FERREIRA

Uberaba – MG, 26 de dezembro de 2016.

Nota do médium:
Voltaremos com postagens inéditas no dia 23 de janeiro de 2017.




13 comentários:

  1. Bom dia Dr. Inácio e Baccelli. Enquanto o homem ficar atolado em dogmas que o impede de sair deste labirinto em que se enveredou por falta de sentimentalidade do coração, difícil ater-nos quanto ao progresso da Humanidade. Feliz ano de 2017 para todos. Aécio

    ResponderExcluir
  2. "Escribas e fariseus hipócritas." "Atire a primeira pedra quem não tenha pecados." O fato é que passados mais de 2 mil anos pouca coisa mudou no que se refere à nossa evolução espiritual. Apesar disso, muita gente prefere acreditar que uma entidade espiritual "superior" vai sacudir no ar uma varinha mágica ordenando a transformação do planeta. Não é o caso do Dr. Inácio, que no traz sempre uma visão realista da nossa condição e nos lembra que é pela vassoura, como símbolo de trabalho e arma de combate ao ego e à vaidade, que alcançaremos algum progresso no sentido de nos tornarmos espíritos melhores. Feito isso, vamos promover uma transformação no planeta. Não é a casa que bota ordem no seu morador. É o morador que faz uma casa organizada ou bagunçada.

    ResponderExcluir
  3. Manuel Philomeno de Miranda nos fala da reencarnação de dez mil espíritos mais evoluidos aqui no Brasil, isso em 2005, para nos ajudar na nossa evolução.
    Cirineu Jorge
    Carapicuiba SP

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde, Amigos Espirituais, visíveis e invisíveis! Amor, Luz e Paz" Cirineu Ciro (Carapicuiba, SP, 26-12-2016 13:22). Por gentileza, o irmão poderia fornecer o nome do livro, capítulo ou a mensagem do Espírito Manuel P. de Miranda, no/a qual poderíamos encontrar a declaração dele que o irmão mencionou em sua participação? Desta forma, poderíamos avaliar um pouco melhor o assunto. Antecipadamente, desejamos um Feliz Ano de 2017, pleno de Luz, Paz e Amor! Um abraço fraternal! Cadichon Pirilampo.

      Excluir
    2. O nome do livro é Transição Planetária, disponível no site www.luzespirita.org.br. O médium é o Divaldo.

      Excluir
    3. Boa tarde, Amigos Espirituais, visíveis e invisíveis! Amor, Luz e Paz! Esclarecimento: para que os nobres irmãos não fiquem confusos com parte do trecho "...Órion, que viria da Constelação de Touro, particularmente de uma das Plêiades..." transcrito por nós do livro "Transição Planetária", no que se refere ao capítulo 2 - Visitante especial - na expressão "...uma das Plêiades..." está subentendida a palavra "estrela", pois as Plêiades é um aglomerado estelar, isto é, elas são compostas por sete estrelas: Asterope, Merope, Electra, Maia,Taygeta, Caeleno e Alcyone. Desta última estrela, certamente, a expressão "...visitantes de Alcíone...", citada no capítulo 14 daquele livro, faz referência. Um abraço fraternal! Cadichon Pirilampo.

      Excluir
  4. Bom dia dr Inacio e Baccelli
    Eu tb vejo a transição...como crescimento moral..
    E Só Deus sabe a hora e o dia..pois Ele sabe tudo de nós todos..
    Afinal foi Ele que nos criou..e sabe de cada passo nosso..e de nossas possibilidades...nos dando sempre o que necessitamos..
    Um bom descanso para vcs...para que renovem suas energias
    Desejo à todos..o que desejo para mim..
    Que o ano de 2017 seja de crescimento a nós todos...
    Porque...um dia haveremos de decidir tomar as redeas de nossa evolução espiritual...e decidir crescer..
    Beijos
    Cris

    ResponderExcluir
  5. Bom dia dr Inacio e Baccelli
    Tambem vejo como o senhor..o crescimento é moral..
    Ninguem sabe o dia e hora..porque somente O Pai dabe de nós..sabe o que vai no nosso íntimo..sabe de nossas possibilidades..sabe do nosso tempo..
    Sabe até quando vamos decidir crescer..
    Desejo à todos e a mim mesma no ano de 2017...um esforço maior no nosso crescimento espiritual..
    Obrigada
    Até a volta
    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Boa noite, Amigos Espirituais, visíveis e invisíveis! Amor, Luz e Paz! Transição moral da Humanidade. Parabenizamos a mensagem semanal do nobre Irmão Dr. Inácio Ferreira (IF) convidando-nos a pensar sobre a nossa reforma íntima face à questão da transição do mundo de expiações e provas para o de Mundo de Regeneração. A resposta dos Orientadores Espirituais à questão 1019 de "O Livro dos Espíritos" é muitíssima clara para a nossa compreensão, bem com os textos mencionados pelo IF nesta semana. Em "A Gênese...", capítulo XVIII também amplia a visão de cada de nós para o assunto mencionado nesta semana. Em suas obras, o Dr. IF tem-nos auxiliado nesse entendimento! Feliz Ano Novo, pleno de realizações! Um abraço fraternal! Cadichon Pirilampo.

    ResponderExcluir
  7. Desejamos a vocês , um 2017 com saúde , alegria e bom ânimo, para continuarem desenvolvendo essa bela tarefa doutrinaria.

    ResponderExcluir
  8. Bom dia Dr. Inácio e Baccelli!!

    Legal, entendi.

    Abraços e obrigado por tudo!!

    Fiquemos com o BOM DEUS!! \O/

    Carlos A. Gomes

    ResponderExcluir