segunda-feira, 4 de setembro de 2017

COMO VOCÊ INTERPRETA?! – XXIII
 
No capítulo 31, de “Nosso Lar”, André nos relata o episódio que envolve um “espírito-vampiro”, que – interessante –, ludibriando os “vigilantes das primeiras linhas”, fora bater ao grande portão da cidade, suplicando asilo.
E segue a nossa primeira pergunta: como seria possível que um espírito da tal natureza atravessasse as linhas de defesa da cidade, que, recordemos, era fortificada, construída à semelhança das antigas “cidades-estado”?! O que vocês acham?!
O fato – permitam-nos – nos leva a comparar o texto do autor espiritual com o que é descrito na Parábola das Bodas, em Mateus, capítulo 22, versículos 1 a 14, quando – vejamos – um convidado é descoberto na festa e colocado para fora da mesma, porque “não trazia a veste nupcial”... O que seria a “veste nupcial”, claro, numa interpretação transcendente, qual é o objetivo da Parábola contada por Jesus?!
O referido “espírito-vampiro” estava pedindo socorro, “no grande portão que dá para os campos de cultura”... Outra pergunta: que “campos de cultura” seriam tais?! O que neles se cultivava, e com que finalidade?! André Luiz estaria recorrendo apenas a mera figura literária?!...
André e Narcisa compadeceram-se daquela mulher, “coberta de andrajos, rosto horrendo e pernas em chaga viva”... Contudo, não dispondo de autoridade para acolhê-la, deliberaram chamar o Irmão Paulo, “orientador dos vigilantes”, ou, modernamente, dos seguranças. (Não nos esqueçamos de que, dias atrás, em abençoada Casa Espírita do grande Recife, o Centro Espírita “Amor ao Próximo”, ocorreu lamentável ato de violência, cometido por criminosos. Será que chegaremos ao ponto de, em nossos templos de fé, ter que revistar um por um de seus frequentadores eventuais?! Autoridades incompetentes – não generalizando – as que estão se responsabilidade pela segurança pública no Brasil!) O que vocês fariam, ou fazem, quando algum suspeito aparece na Casa Espírita          que frequentam, ou mesmo bate às portas de sua residência?! Compadecem-se, colocam-no para dentro, ou, prudentemente, redobram a vigilância?!
Sem rodeios, observando a situação espiritual da infeliz entidade, Irmão Paulo conclui: “Esta mulher, por enquanto, não pode receber nosso socorro. Trata-se de um dos mais fortes vampiros que tenho visto até hoje.
É preciso entregá-la à própria sorte.” 
Estando ela rodeada por cinquenta e oito “pontos escuros”, Irmão Paulo explicou que elas representavam as cinquenta e oito crianças que ela, profissional de ginecologia na Terra, havia assassinado ao nascerem!

Narcisa, em sua condição de mulher, chega a insistir com o “orientador dos vigilantes” para que aquela entidade fosse recebida. – “Reconheço, minha amiga – respondeu o diretor da vigilância, impressionando pela sinceridade –, que todos somos espíritos endividados; entretanto, temos a nosso favor o reconhecimento das próprias fraquezas e a boa vontade de resgatar nossos débitos; mas esta criatura, por agora, nada deseja senão perturbar quem trabalha.”
Concordam com a atitude de Irmão Paulo?! Parece-nos – não acham?! – que as Leis Divinas, embora sendo a expressão do Amor de Deus, funcionam alicerçadas na Justiça. Ainda em Mateus, no capítulo 25, na Parábola dos Talentos, Jesus é claro ao dizer: “E o servo inútil lançai-o para fora, nas trevas. Ali haverá choro e ranger de dentes.” 
Tais elucubrações, em nosso post desta semana, levam-nos a deduzir que, realmente, em todos os setores da Vida, de acordo com a palavra de nossos Maiores “a disciplina deve anteceder a espontaneidade”!
Assim que teve negada a sua entrada em “Nosso Lar”, a pobre entidade revolta-se e começa a ofender a Irmão Paulo, que, então, lhe responde com severidade fraternal: “Faça, então, o favor de retirar-se. Não temos aqui o céu que deseja. Estamos numa casa de trabalho, onde os doentes reconhecem o seu mal e tentam curar-se, junto de servidores de boa vontade.”
E ele próprio concluiu, falando com André e Narcisa: “Observaram o Vampiro? Exibe a condição de criminosa e declara-se inocente; é profundamente má e afirma-se boa e pura; sofre desesperadamente e alega tranquilidade; criou um inferno para si própria e assevera que está procurando o céu.”
A infeliz, naturalmente, como esclarece o orientador, seria atendida alhures pela Bondade Divina, mas, naquele momento, a caridade legítima mandava que as portas de “Nosso Lar” não lhe fossem abertas.
Dura realidade, não é?!
Segundo a legenda grafada na Bandeira do Brasil, sem ordem não há progresso. O que nos leva a pensar que, infelizmente, a falta de Progresso existente no Brasil, basicamente, é falta de Ordem, a começar pela imoralidade de alguns que lhe orientam o serviço de vigilância.
 
INÁCIO FERREIRA
 
Uberaba – MG, 4 de setembro de 2017.

34 comentários:

  1. Aécio Emmanuel César4 de setembro de 2017 às 04:57

    Bom dia Dr. Inácio e Baccelli. Oportunas as reflexões dessa semana que nos faz parar um pouco para refletir-nos bem. A narrativa é clara na sua essência, embora ela vem causando certo desconforto para aqueles que ainda acreditam um céu entre neblinas. Pelo contrário muito há para se aprender e aperfeiçoar na nossa pátria espiritual. Trocando em miúdos, seremos chamados pela nossa consciência a pagar ceitil por ceitil pelo mal que fizemos. A Misericórdia Divina - como observamos na narrativa de hoje - não passa a mão na cabeça de nenhum de seus filhos. Nos meus dizeres: É curta e precisa. E por falar no Brasil já desponta uma solução "entre-forças", para que a Ordem volte à normalidade e para que o nosso país volte a ter o seu progresso garantido.

    ResponderExcluir
  2. Bom Dia Dr. Inácio e Baccelli. Não podemos confundir caridade com loucura. ¨Os anjos não pisam onde os tolos se arriscam. ¨ Isso significa que as aparências enganam e que um pouco de fermento leveda toda massa. Acolher e tratar o enfermo é mais que caridade, requer ciência e alto grau de lucidez de quem acolhe. Quanto ao nosso país, os seus detratores serão tratados por uma justiça incorruptível. Bjs.

    ResponderExcluir
  3. Baccelli, Dr. Inácio, muito bom dia. Interessante que ao fazer a leitura de Nosso Lar, neste capítulo, tem-se a tendência de pensar que as 58 crianças foram abortadas. Comentando o capítulo em nosso grupo de estudos da Doutrina Espírita, neste sábado, que as crianças foram assassinadas ao nascerem, todos os colegas surpreenderam-se, embora conheciam o texto.
    Show o blog de hoje, como todos. Parabéns e obrigado pelas reflexões (que não tem preço)!!!

    ResponderExcluir
  4. Bom dia dr Inacio e Baccelli
    Uma excelente semana a todos por aqui...
    Uxa dr Inácio..reflexão difícil viu...
    Bom...eu acho que nossas *verdadeiras intenções*...são a fotografia da nossa alma..do nosso espírito...
    Se pudessemos tirar uma foto do nosso espírito...claro..sem editar..hehehe...poderíamos perceber que a foto vai mostrar esse..digamos..revestimento importantíssimo...*nossas intenções*...
    Num conhece aquele ditado espanhol?
    *que vajas bien.....
    Que te pise el trem*...
    Nós somos exatamente...nossas intenções..e eu Cris...procuro usar isso..em tudo que penso..falo..ajo..
    Ahi entra a bendita técnica ensinada por Jesus...a vigilância...
    Quando examinamos a intenção que nos move..em tudo...aiaiai..daí que vamos ver que nao somos mesmo bonzinhos..
    Acho dr Inacito...que a veste nupcial...é justamente isso...a pureza de coração..é o esforço..é o querer se melhorar..
    Aqueles que estavam nas bodas...não eram perfeitos..mas estavam vestidos de boa vontade..de boas intenções..
    O que não estava vestido...era o orgulho sabichao...que se acha melhor que os outros..que quer ganhar o céu sem esforço...
    Dr Inácio...não se pode socorrer..quem não abaixa o nariz e reconhece que precisa de socorro..
    Essa lição André Luiz nos ensinou bem ensinadinha..pois vivenciou isso..
    Deus Nosso Pai...não abandona nenhum filho seu..mas acho que a veste nupcial..a bodas..significa justamente nossa comunhão..Com Deus..Com Suas Leis...
    Nao existe socorro..para quem não deseja ser socorrido..
    Acho que os socorristas não dão trela para os orgulhosos..egoístas..vaidosos..teimosos..etc..
    A veste de todos nós que vestimos uma roupa brilhante por fora...e por dentro estamos mal intencionados..é detectado pelos espíritos bons..que ao invés da roupa brilhante..enxergam nossos trapos..
    Como disse Jesus..não se põe remendo novo em roupa velha..ou..não se coloca remendo velho em roupa nova..
    Acho que temos que nos esforçar para vestir a roupa da humildade..para que ela possa abrir portas...ao conhecimento de nós mesmos...e tecermos uma linda veste para nós..
    Não esquecendo dr Inácio..que isso leva o tempo que nós decidirmos..
    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Ana Lúcia de Oliveira Gobbi4 de setembro de 2017 às 08:35

    QUERIDOS DOUTORES INÁCIO E BACCELLI!!!SUAS PALAVRAS ME LEMBRARAM UMA FRASE ATRIBUÍDA A SANTO AGOSTINHO QUE DIZ O SEGUINTE; " SEJA BOM,MAS NÃO SEJA TOLO". SER BOM NÃO É PERMITIR TUDO,SER BOM É PERMITIR O QUE SEJA MELHOR PARA QUEM PEDE,DESDE QUE NÃO PREJUDIQUE OS DEMAIS.HOJE EM DIA OS PAIS EVITAM AO MÁXIMO DIZER NÃO AOS FILHOS, E QUANDO DIZEM, GERALMENTE VOLTAM ATRÁS DEPOIS.ISSO NÃO É SER BOM,É SER TOLO.QUEM FAZ ISSO É USADO COMO UM MARIONETE E EM VEZ DE FAZER UM BEM,FAZ UM MAL.NO FILME " O TODO PODEROSO", JIM CARREY INTERPRETA UM HOMEM QUE CRITICA DEUS E É CONCEDIDO A ELE UM TEMPO PRA FICAR NO LUGAR DO TODO PODEROSO.AÍ ELE ATENDE TODOS OS PEDIDOS DA PESSOAS E O MUNDO VIRA UM CAOS. PRA CONSERTAR NÃO FOI FÁCIL.ESTA É A VIDA COMO ELA É!TUDO TEM SEU TEMPO.DURANTE 45 ANOS EU OREI A DEUS PEDINDO PRA ENCONTRAR UM COMPANHEIRO.QUANDO JÁ ESTAVA DESISTINDO,ELE APARECEU,MAS SÓ POR QUE ERA O MOMENTO CERTO PRA MIM E PRA ELE.SE DEUS TIVESSE ATENDIDO AO MEU PEDIDO ANTES,COM CERTEZA NOSSA VIDA SAIRIA DOS TRILHOS QUE ESTAVAM PROGRAMADOS PARA NÓS.VAMOS TENTAR ENTENDER O " SEI QUE NADA SEI" DE SÓCRATES E ACEITAR QUE TUDO QUE DEUS NOS DÁ E QUE TUDO QUE DEUS NÃO NOS DÁ,É POR AMOR.
    ABRAÇÃO SEMANAL DA ANA GOBBI!
    @]--´---

    ResponderExcluir
  6. Muito bom o blog, sou fã do Dr. Inácio.
    Gratidão por mais esse aprendizado.

    ResponderExcluir
  7. Boa tarde Carlos Baccelli e Dr. Inácio!
    Dizem que são as perguntas que movimentam a vida e nem sempre as respostas, por isso faço uma pergunta: não teria outra forma (ou alguma forma) de ajuda-lá naquele momento?
    Compreendo a postura e a disciplina do irmão e servidor Paulo, porém a doutrina espírita mostra pra nós que o amor tem que ser incondicional... essa postura do irmão não teria sido uma postura precipitada? Ou necessitava realmente dessa postura, uma vez que, se tratava de uma entidade que não estava "aberta" naquele momento a regeneração de si, e sim queria apenas a desordem e a bagunça.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite, Amigos Espirituais visíveis e invisíveis! Amor, Luz e Paz! Pedro Henrique (04-09-2017 10:16) Permita-nos auxiliar embora não estejamos especificamente autorizados a responder pelo Dr. Inácio Ferreira (IF) e/ou pelo médium. Acreditamos que as suas perguntas foram respondidas pelo próprio Paulo no texto final do capítulo 31 - Vampiro de "Nosso Lar": - É imprescindível tomar cuidado com as boas ou más aparências. Naturalmente, a infeliz será atendida alhures pela Bondade Divina, mas, por princípio de caridade legítima, na posição em que me encontro, não lhe poderia abrir nossas portas. Perguntar-se-á: - Qual era a posição em que se encontrava o Espírito Paulo? O texto esclarece: Vigilante-Chefe, em serviço. Jesus, em certo momento, declarou: - Não julgueis pelas aparências, mas julgai segundo a reta justiça. (Jo 7:24). Certamente que "...julgai segundo a reta justiça" significa a lei de justiça, amor e caridade em toda a sua extensão, conforme se lê, medita e estuda em "O Livro dos Espíritos", perguntas 873 a 892. Deus e Jesus abençoem ao nobre irmão em seus estudos! Um abraço fraternal! Cadichon Pirilampo (23:26)!!!

      Excluir
  8. Boa tarde!! Na paz!! Tá tudo certo! Creio, meu campo mental, está realmente, meio , conturbado!!. Diante das colocações elucidativas - como sempre – do mestre Inácio!. Fico aqui, no meu campo mental, a indagar: Como seriam recebidas essas elucidações, advindas de mentes diversificadas, tais sejam, Jesus; Chico ( cisco) ; Emanuel; Madre Tereza; Irmã Dulce; Chico ( papa); Joana de Angeles; Bezerra; etc...., dentre vastíssimo nomes de espíritos seletos...??? AGORA, vamos registrar essas mesmas elucidações, advindas de também um, vastíssimo, numero de espíritos “Não” seletos ?..., fazendo aqui uma indagação mental de como chegariam aos meus, ouvidos /olhos/mente, vinda de diversas sintonias ?, concluo que, os “PESOS”, seriam diferenciados, ou seja, teríamos ai tranquilamente, 2 pesos e 2 medidas, numa prova INCONTESTA de que , somos totalmente INFLUENCIAVEIS mentais na sintonia. Afinidade IDOLATRADA e não de Bom-Senso... Onde esse “maluco beleza” aqui quer chegar? CARIDADE!!!!. Qual o amplo exercício dela? Ou seja, será que não é bem mais “difícil” exercer a caridade AUSTERA do que a de CORAÇÃO MOLE ??!!!. Não seria, a forma de se comunicar mentalmente utilizada pelos espíritos de 3 ordem, 8 classe, considerados, pseudo-sábios, onde eles “ferem” o nosso íntimo com verdades, duras e cruas, as quais nos incomodam , ( orientam os espiritas, a tomarmos muito cuidado com esses, e que esses, seriam as modalidades de espíritos dos mais que devemos distanciar ) , não seriam eles os VERDADEIROS CARIDOSOS conosco!!???. Pois, melhor seria uma DURA VERDADE a uma FALSA ILUSÃO!!!. Nas entrelinhas, busquei no texto ditado essa semana por Inácio, algumas observações , das quais me perdoem, meus amigos de campo mental, se estiver enganado, mas, essa uma conduta que defendo nas atualizações proposta pelo próprio Kardec em relação a codificação. Pensemos!!!? ...., e pensemos!!?

    ResponderExcluir
  9. Gostaria que o Dr. Inácio trouxesse alusão de como é o plano umbralino, é efeito das mentes doentes que lá estão ou é um local biológico do plano astral.
    MarcelinoMP

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Desculpe digo "local geológico" parte.

      Excluir
    2. Desculpe digo "local geológico" parte.

      Excluir
    3. Boa noite, Amigos Espirituais visíveis e invisíveis! Amor, Luz e Paz! FairVa Iue (04-09-2017 12:44). Permita-nos ajudar embora não estejamos autorizados a fazê-lo pelo Dr. Inácio Ferreira (IF) ou pelo médium. Num primeiro momento, você poderá encontrar a resposta no capítulo 12 - O Umbral de "Nosso Lar", no qual André Luiz dialoga com Lísias. Nele, inicialmente, Lísias esclarece que: - O Umbral...começa na crosta terrestre.... A leitura deste capítulo proporcionará a compreensão necessária do tema em estudo. Querendo uma explicação "um pouco mais além" do IF, indicamos o capítulo 10 - O Umbral de "Espírito é Gente!" (LEEPP, 1ª edição, out 2014)! Também sinalizamos o capítulo III - "Há muitas moradas na Casa de Meu Pai", itens 1 e 2, de "O Evangelho segundo o Espiritismo"! Deus e Jesus abençoem a você e a todos em seu campo de energia espiritual! Um abraço fraternal! Cadichon Pirilampo (23:53)!!!

      Excluir
  10. Boa tarde! Na paz! Tá tudo certo! PENSAR!!! , questionar !! ESTUDAR. Percebe-se que, quanto mais se estuda, mais, o espírito se isola do restante ! Como qye , a resguardar-se de julgamentos antecipados , ou, até mesmo por receio de que esses conhecimentos possam lhe trazer sérios problemas de relacionamentos e ou , estejam de fato corretos os apontamentos adquiridos. Estudar ! Significa , pensar ! E pensar , te leva , a questionar , esmiuçar , pois , sem essa ação , não consegue-se avançar no estudo . De forma que, uma situação ou constatação , invariavelmente, te leva a outra. Assim, o espírito vai ficando cada vez mais encolhido nas suas aprendizados e se individualizando , ou , corre-se o risco de ser taxado de mistificador , arrogante , etc...., porque , na condição de observador e questionador , ele deva expressar suas anotações mentais, se optar por contê-las a si mesmo e não as expondo , ele o faz , no mínimo pelo pensamento ! E dai , ela se torna pública né ! Pois, sabemos qye nossos pensamentos , são constantemente é facilmente adentrados por irmãos invisíveis , ou seja , estamos vulneráveis a expressar de um jeito ou de outro O qye pensamos ! Dai vem as instruções recebidas dos invisíveis por Kardec em ESE-LE, " orai e vigiai, inclusive , os pensamentos ". Ora !! Tudo bem que , podemos exercitar , o vigiar o pensamento , mas, tão somente de ideias "menos boas " ,no entanto , no estudo e questionamentos , essa possibilidade se anula ! E dai, ficamos à mercê de introspectiva, do qye pensamos , em relação a se fazer público aos visíveis , tais questionamentos que poderiam ser úteis aos visíveis de forma a somar no qye eles também pensam ,e qye poderiam ser uma troca de sintonia com os visíveis , acabamos por fazê-las com os invisíveis . Dai vem um questionamento: será qye em função desses colocações ser exatamente umas das causas de qye os invisíveis são ( erroneamente a meu ver ) , considerados mais bem informados e com uma certa vantagem espiritual , qye nós aqui , hoje , visíveis !??? Acabamos por ser , de certa forma , manipulados a passar informações da estudo para os invisíveis em detrimento de as trocarmos com os visíveis ! Então, você cala-se !! por receios diversos, ora!! Se não fizermos o exercício do raciocínio lógico e bom-senso em busca de respostas mínimas , numa conciliação entre : o que estudamos ; o qye diz a história ; o qye relataram os invisíveis ao codificador; o qye nos traz de real nas sessões espíritas da umbanda , numa linha mais popular e de respeitabilidades indubitável ; o qye relataram os apóstolos de Jesus e qye serviram de base para qye os evangelistas transcrevessem a Bíblias; as descobertas científicas e novidades diárias estão sendo trazidas até nós; etc...juntando tudo isso , somamos nosso tempero com as , intuições benéficas de exercício evolutivo , as quais cada um de nós as possuímos , batemos então no liquidificador, e , temos aí uma belíssima vitamina calcificante na fé raciocinada . A qual , podemos escolher entre : degustá-la com nossos semelhantes visíveis e invisíveis , ou, dividi-las apenas com os invisíveis !! Ninguém é dono da verdade , correto !, nem mesmo os invisíveis qye participaram com Kardec, as possuíam na totalidade , vários são as colocações deles nesse sentido ! Muitíssimas coisas ainda não temos condições de as absorvermos , mas, temos obrigação de esmiúça-las, no entanto , isso não nos pode fazer da condição de arrogante, pretensioso, ou até mesmo , pasmem, pecador ! Fomos criados e agraciados pelo pai , nas mesmas condições de Jesus ! Porque isso nos parece então , tão pretensioso !!???? Será qye acreditamos mesmo Nessa lógica!!?? Vejo muitos colegas espiritas, nessa condição, de introspecção, e já outros tantos, na ponta da língua, uma resposta já arquitetada de que, você é um HEREGE espirita!! Pode isso!!??? .

    ResponderExcluir
  11. Dr Inácio acho que essa histórinha do livro os mensageiros..ilustra bem

    A Lenda Hindu da Serpente e do Santo


    Contam as tradições populares da Índia que existia uma serpente venenosa em certo campo. Ninguém se aventurava a passar por lá, receando-lhe o assalto.

    Mas um santo homem, a serviço de Deus, buscou a região, mais confiado no Senhor que em si mesmo. A serpente o atacou, desrespeitosa. Ele dominou-a, porém, com o olhar sereno, e falou:

    - Minha irmã, é da lei que não façamos mal a ninguém.

    A víbora recolheu-se envergonhada. Continuou o sábio o seu caminho e a serpente modificou-se completamente. Procurou os lugares habitados pelo homem, como desejosa de reparar os antigos crimes. Mostrou-se integralmente pacífica, mas, desde então, começaram a abusar dela.

    Quando lhe identificaram a submissão absoluta, homens, mulheres e crianças davam-lhe pedradas. A infeliz recolheu-se à toca, desalentada. Vivia aflita, medrosa, desanimada. Eis, porém que o santo voltou pelo mesmo caminho e deliberou visitá-la.

    Espantou-se, observando tamanha ruína. A serpente contou-lhe, então, a história amargurada. Desejava ser boa, afável e carinhosa, mas as criaturas perseguiam-na e apedrejavam-na.

    O sábio pensou, pensou e respondeu após ouvi-la:

    - Mas, minha irmã, houve engano de tua parte. Aconselhei-te a não morderes ninguém, a não praticares o assassínio e a perseguição, mas não te disse que evitasses de assustar os maus. Não ataques as criaturas de Deus, nossas irmãs no mesmo caminho da vida, mas defende a tua cooperação na obra do Senhor. Não mordas, nem firas, mas é preciso manter o perverso à distância, mostrando-lhe os teus dentes e emitindo os teus silvos...




    ( Mensagem retirada do livro “Os Mensageiros” – André Luiz / Chico Xavier )

    ResponderExcluir
  12. Boa noite Baccelli e Dr Inacio. realmente vcs nos fazem pensar, estudar, nunca mais li um livro com a mesma velocidade de antes. agora a leitura vem acompanhada de raciocinio.
    Estou montando um pequeno estudo de 50 min. para apresentar em um centro espirita, então peço permissão para usar alguns trechos e perguntas deste belissimo estudo entitulado "Como Você Interpreta?" e alguns trechos de palestras do Youtube?

    Estudando o evangelho no cap. 3 item 9.
    "A pouca resistência que a matéria oferece a Espíritos já muito adiantados torna rápido o desenvolvimento dos CORPOS e curta ou quase nula a INFÂNCIA. Isenta de cuidados e angústias, a vida é proporcionalmente muito mais longa do que na Terra. Em princípio, a longevidade guarda proporção com o grau de adiantamento dos mundos. A MORTE de modo algum acarreta os horrores da decomposição; longe de causar pavor, é considerada uma
    transformação feliz, por isso que lá não existe a dúvida sobre o porvir"
    Se há infância, há nascimento e consequentemente gestação e reencarnação.
    Se há morte, então os espiritos morrem no plano espiritual tanto para descerem para a terra quanto para subirem mais alto.
    Longevidade: senão me engano Veneranda tinha 200 anos no nosso lar.
    E isso tudo está no evangelho. se estiver enganado me corrijam por favor.
    Abraços...

    ResponderExcluir
  13. Boa noite Baccelli e dr Inácio.
    Lendo o evangelho no Cap. 3 item 9. Mundos inferiores e Superiores.
    "A pouca resistência que a matéria oferece a Espíritos já muito adiantados torna rápido o desenvolvimento dos corpos e curta ou quase nula a infância. Isenta de cuidados e angústias, a vida é proporcionalmente muito mais longa do que na Terra. Em princípio, a longevidade guarda proporção com o grau de adiantamento dos mundos. A morte de modo algum acarreta os horrores da decomposição; longe de causar pavor, é considerada uma
    transformação feliz, por isso que lá não existe a dúvida sobre o porvir"
    Podemos afirmar que:
    Se há infância: há gestação, nascimento, reencanação no mundo espiritual mesmo!!!
    Se há morte: há morte do "dito" espirito, tanto para subir quanto para descer; como a mãe de lísias que morreu para reencarnar na terra novamente.
    Longevidade: Veneranda contava com quase 200 anos no nosso lar se não me engano.
    Se estiver errado me corrijam por favor.
    Estou montando um pequeno estudo de 50 min. para apresentar aos amigos e gostaria de utilizar alguns trechos do Youtube e também do "Como você Interpreta" então peço permissão para usá-los.
    Um Grande abraço..
    Giuliano Guarin. Franca SP

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa Tarde! Na paz!!Tá tudo certo!!. Giuliano!. Parabéns!!, nobre Irmão!, pelas atitudes. Muito me anima essa sua disposição e a do nosso irmão Schico. Em fomentar as discussões saudáveis, dos temas aqui sugeridos em , "como você interpreta" pelo abençoado, medico dos Médiuns ( com ou sem sua permissão, Inácio, é assim que eu o vejo ). Certamente, terás apoio mentalizado do Dr. Inácio nesses seus Estudos e a palestra que estas preparando!!. Vou aqui parafrasear um outro irmão que levantou um véu animador, o João Semana ( 25/08), quando colocou algo assim: "...Julgo não estar enganado se afirmar que o Dr. Inácio e Carlos Baccelli estão mandatados para dar inicio ao "up grade"...lentamente...". Que assim seja!!!...

      Excluir
  14. Quando eu desencarnar, nem vou bater às portas de Nosso Lar. Tô cheio de "pontos escuros"...

    Deixando de lado as brincadeiras, seria fácil ascender aos planos mais altos da vida se a falta de mérito não fosse motivo suficiente para sermos "barrados no baile".

    Mas é bom lembrar que talvez seja melhor ser enganado por um pedinte aproveitador do que deixar de ajudar quem realmente precisa. Que Deus nos inspire a sermos prudentes como as serpentes mas sem perder o ideal de auxiliar sem julgar!

    ResponderExcluir
  15. Boa noite, Amigos Espirituais visíveis e invisíveis! Amor, Luz e Paz! Amor e dever. Selecionemos o trecho desta semana "...Tais elucubrações (...) de acordo com a palavra de nossos Maiores 'a disciplina deve anteceder a espontaneidade!'...", de Inácio Ferreira (IF), e comparemos com o trecho "...A essa altura, um dos irmãos,..., aproximou-se do nosso interlocutor, de maneira especial: - Vieira, recomendo a você e ao Hildegardo a melhor observância do nosso critério doutrinário. Será inútil trazerem até aqui entidades vagabundas ou de má fé, obedecendo aos alvitres da simpatia pessoal. Não podemos perder tempo com Espíritos escarninhos e ociosos, nem com aqueles que se aproximam de nossa tenda alimentando certas intenções de natureza inferior. Não faltarão providências de Jesus para essa gente, em outra parte. Lembrem-se disso. Não é falta de caridade, é compreensão do dever..." (LUIZ, André. Os Mensageiros. FEB, capítulo 39 - Trabalho incessante). Finalizando este capítulo, André Luiz trouxe o pensamento vivo de Vieira: - "...aqui não devemos abusar tanto do amor, como no círculo carnal! Ninguém está impedido de ajudar, querer bem, interceder; todos podemos auxiliar os que amamos, com os recursos que nos sejam próprios, mas a palavra 'dever' tem aqui uma significação positiva para quem deseje caminhar sinceramente para Deus." Considerando o contexto da narrativa do capítulo 31 - Vampiro, compreende-se corretamente a decisão de Paulo na sua condição de Vigilante-Chefe daquele setor de "Nosso Lar". Deus e Jesus Cristo abençoem a esses espíritos infelizes que ainda não cogitam de caminhar para a união sublime com o Pai! Um abraço fraternal! Cadichon Pirilampo (00:44)!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde! Na paz! Tá tudo certo! Irmão! Cadin-Piri. Perfeita sua anotação, de parte do livro OS MENSAGEIROS. Me perdoe!, mesmo que você rejeite!, mas, eu não consigo deixar de o ter como, nossa "enciclopédia" dos Espiritas, e demais!...Não imaginas tu, a CARIDADE que nos está fazendo!. PS: Mesmo sem "AUTORIZAÇÃO" de I.F e C.B. Será!!???.....

      Excluir
  16. Olá, a todos este capitulo é um que me deixou muito intrigado, motivo
    em livros diversos e tbem do Dr inacio/Baccelli, vimos relatos que espiritos eram tratatos em zonas(espaços) de tratatamento pois ainda ñ teriam condições ser levado diretos a Hospitais, no proprio Hospitas dos Mediuns o Dr Inacio descia escadas... . Agora como um Espirito-Vampiro que pela leitura deveria estar no umbral grosso me aparece no portão do Nosso Lar no umbral fino, passando pela defesa e quase enrolando Andre Luiz e Narcisa.Silvano S Dias/Sorocaba SP

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde! Na paz! Tá tudo certo! Silvano, sua duvida, como esse espirito chegou até o portão, passando, pela forte segurança...???. Também me intriga!!!. Só vejo uma possibilidade: Houve, naturalmente, permissão SUPERIOR, objetivo? talvez, TESTAR!!!, bom!, certo mesmo é que, com objetivo de DOUTRINAR naquele instante, em que, dali sairia um "livro" publicado na Terra, que iria se tornar um dos mais fieis doutrinador a nós!!, isso não tenho duvidas!. E igualmente, quebraria alguns "dogmas" Espiritas!!!. Dai, o momento, foi provocado, com um fim determinado. Alias, não só esse episodio né!, como todos os outros no livro "Nosso Lar". Muito bom!!.

      Excluir
  17. BOM DIA A TODOS !!!

    Uma característica que notei ao participar do grupo de estudo das obras de André Luiz é que quando saem para fazer atendimentos e resgates SEMPRE atendem muito mais humanos (encarnados ou desencarnados) do que simplesmente os que sejam o núcleo da missão. Ou seja, trabalho completo. Já que o grupo vai sair em missão, que seja ampla e que possa beneficiar a todos que por ela sejam tocados em seu caminho. CARIDADE.

    No caso da vampira, penso que simplesmente não fosse o momento correto. Tudo tem sua hora. Parece claro que ela não merecia exclusividade. O objetivo é muito mais amplo. "será atendida alhures pela Bondade Divina".

    Bom, o grupo de estudo das obras de André Luiz que participo é aqui no GEAP e tomei a liberdade de copiar este post e distribuir no grupo do whatsapp dos participantes, obviamente citando o blog, autores e com link. Não sou dirigente, só humilde participante, e mesmo sem procuração agradeço muito ao Dr. Inácio e Baccelli pela sua lembrança, orientação e apoio.

    Uma semana maravilhosa para todos!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde! na paz! Tá tudo certo! Schico. você nos brinda com: "...tomei a liberdade de copiar este post e distribuir no grupo ...". Excelente!!!. uma Caridade meu irmão!!, essa sua atitude!. Precisamos muito!!!, compartilhar esses nossos aprendizados aqui obtidos, com a graça do Pai!!. Inácio e Baccelli, certamente , aprovam e nem precisamos de pedir "autorização" hahahaha!!!!. Todo centro espirita, deveria sim, aprofundar nos estudos que aqui estamos tendo a oportunidade, trazida pelo nosso Mestre Inácio!!. Imitando aqui, um irmão internauta que , me desculpe, não recordo nome agora: "SALVE!! INÁCIO" kkkkk

      Excluir
  18. Boa tarde Dr. Inácio e Baccelli!!

    Em relação as questões levantadas pelo doutor, acredito que o descuido foi possível por um momento de distração dos vigilantes da primeira linha, já que o Nosso Lar não é um plano de elevação espiritual muito elevado. E até neste instante de “falha” a perfeição divina é revelada, pois através deste exemplo, foi possível o estudo por parte de André Luis naquela época e ainda hoje por nós: atenção, vigilância e disciplina nos nossos dias.

    A respeito da parábola contata por Jesus a respeito das vestes nupciais, penso que é referente ao nosso perispírito, ressaltando a nossa compatibilidade do perispírito com o mundo espiritual onde habitamos, resumindo: não posso ir de um plano inferior para um plano superior, sem mudança no perispírito (que reflete a nossa condição evolutiva).

    Campos de cultura seria uma área de aprendizado cultural (bibliotecas, teatros, etc), tudo que remete o desenvolvimento cultural, parecido conosco aqui encarnados. O objetivo e apreender e com isso evoluir.

    Agora em relação “ o que faz quando um suspeito bate a minha casa ou centro espírita”, falo no ponto da minha residência: geralmente já o julgo como um criminoso e não atendo (julgar é errado, mas infelizmente por questão de segurança, as vezes penso no pior em primeiro lugar) e dobro minha vigilância.

    E concordo com a atitude do irmão Paulo, infelizmente o espirito não estava querendo ajuda e nem estava em condições de recebe-las, já que ainda estava preso nos véus da ilusão, achando que sua atitude quando na terra era correta e merecia o seu, desta forma teria que “expurgar” um pouco seus erros, se arrependendo e só assim pedir ajuda.

    Penso desta forma Dr. Inácio, longe de ser o pensamento correto, mas é o que penso.

    Obrigado!!
    Excelente dia e semana para todos nós!!
    Fiquemos com o BOM DEUS!! \O/
    Carlos A. Gomes


    ResponderExcluir
  19. Votaria Inácio Ferreira em Bolsonaro?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, o comentário do Inácio nesse post sugere isso, o que é estranho, pois o doutor Inácio, em suas obras, sempre contestou o machismo e a homofobia (basta ler com atenção "Meu filho nasceu no além" para constatar tal fato) enquanto o pré-candidato citado por você é declaradamente machista e homofóbico. Felizmente vivemos numa democracia (ditadura nunca mais), e cada um vota em quem quiser. De minha parte, apenas comento que não existe diferença alguma entre Pinochet e Fidel, tanto a extrema-direita quanto a extrema-esquerda são igualmente deletérias. Faço minhas as palavras de Emannuel e Miramez respectivamente em "O consolador" e "Favos de luz": o futuro da humanidade será o socialismo cristão, ou seja, o capitalismo e o socialismo científico e materialista de Marx serão rejeitados pela humanidade na Terra regenerada. Portanto, votar no deputado citado por você(um reacionário de extrema-direita) não me parece a escolha ideal, mas sim um contrassenso. Recomendo ainda a leitura de "Socialismo e Espiritismo" de Leon Denis. Um abraço a todos.

      Excluir
  20. Dr. Inácio, eu entendo que a infeliz irmã do citado cap.31 não lograria, por muito tempo,passar despercebida à entrada da Cidade não só pelo aspeto andrajoso, revelando a sua procedência mas essencialmente pela denúncia das marcas impressas no perispírito, revelando a sua condição de espírito muito comprometido com a Lei.
    Existe de fato um paralelismo entre este caso e o da Parábola das Bodas, cujo intruso no festim não passou despercebido pela evidência do seu perispírito ou tunica nupcial, o qual não se coadunava com o meio, sendo convidado a sair.
    Creio também que se recolhessem o espírito-vampiro no Ministério da Regeneração, a ninguém beneficiaria: primeiro, a sua presença seria muito perturbadora pelas forças destrutivas que emitia à sua volta. O melhor seria mesmo expiar nas zonas inferiores. Segundo, para iniciar o processo de ressarcir os erros escabrosos cometidos, teria de, em primeira instância, se sentir culpado, depois sentir remorso, depois desejar profundamente resgatar todos os débitos para com Deus, orar intensamente, profundamente, com muita fé e humildade para que se opere a condição necessária para ser finalmente resgatado da zona de sofrimento e iniciar, por fim, a caminhada esperançosa.
    A Justiça de Deus jamais se equivoca nem negligencia a caridade, nós é que nos equivocamos quanto ao entendimento e cumprimento das Leis de Deus.
    Muito grata, como sempre. Abraço carinhoso à equipa. Noémia

    ResponderExcluir
  21. Com carinho leio mais essa orientação
    Sempre aprendo com o senhor Dr Inácio.
    Muito me serviu, o texto lido. não sei se estou correta, mas o que falta além de generosidade, é o maior conhecimento entre o acolhimento e a benesse. No atendimento espírita em nossas casinhas espalhadas pelo planeta é preciso menos deslumbramento, e mais prece e efetivo trabalho de estudo, para que aprendamos a reconhecer qual o papel mais contributivo junto à espiritualidade.
    por vezes, a ordem contrária leva ao retrocesso, não somente ao não progresso. Abraço Fraterno. Paz e Luz ao senhor Dr Inácio e ao Bacelli

    ResponderExcluir
  22. Bom dia, Amigos Espirituais visíveis e invisíveis! Amor, Luz e Paz! Manifestações espirituais. Permitam-nos divulgar o artigo "Portal para os espíritos: cientistas dizem ter desvendado o segredo dos geoglifos gigantes da Amazônia"(05-09-2017), que foi publicado no site BBC Brasil.com, item Ciência. No início desse artigo, lê-se que: "Os geoglifos do Acre eram um espaço de comunicação espiritual e um ritual com a natureza, afirma uma equipe de cientistas da Universidade de Helsinki, na Finlândia, e da USP. Esses desenhos geométricos na terra foram descobertos na Amazônia brasileira em 1977. (...) Os desenhos exibem diferentes formatos. São quadrados, círculos, elipses, octógonos ou 'Us' e podem ter até quatro metros de profundidade..." Esses cientistas [Sanna Saunaluoma e Pirjo Kristiina Virtanen] destacaram que o trabalho de pesquisa "...mostra como a história antiga e a sociocosmologia estão profundamente 'escritas' na paisagem na forma de estruturas geométricas de terra trinchadas no solo, que materializam interações entre atores não humanos e humanos." O estudo foi publicado na revista acadêmica "American Anthropologist" em 23-08-2017 sob o título: "Visualization and movement as configurations of human-nonhuman engagements: precolonial geometric earthwork landscapes of the Upper Purus, Brazil" (em tradução livre "Visualização e movimento como configuração de interação entre atores humanos e não humanos: cenários précoloniais de trabalho geométrico em terra no Alto Purus, Brasil"). Na linguagem espírita, 'atores não humanos' são denominados como espíritos humanos, gente como a gente (ler "Espírito é Gente!", de Inácio Ferreira, LEEPP). Em "O Livro dos Espíritos", perguntas 131 nota, 145, 221.a e 668, encontram-se interessantes esclarecimentos. Ernesto Bozzano (1862-1943) escreveu a obra "Povos primitivos e manifestações supranormais" (FE, Editora do Conhecimento), que é um bom convite ao estudo desses fenômenos naturais! Um abraço fraternal! Cadichon Pirilampo (8:11)!!!

    ResponderExcluir
  23. Mestre : Começo por lhe pedir alguma Paciência ao ler a minha mensagem de hoje . Não pretendo criticá-lo ...nem o poderia fazer dado o meu estatuto de Terráqueo em aprendizagem bem como pelo facto de o Admirar enquanto Encarnado e Desencarnado .É uma das minhas Referências nesta minha encarnação . Não estou a dar-lhe graxa . Porque peço a sua compreensão ? Porque vou " sair fora da caixa"! Então o que se passa ? São as suas perguntas Mestre ...o meu Psicoscópio " acha " que elas comportam riscos ! Entendo que elas são um meio para espevitar o diálogo ...contudo...o risco supra citado torna-se evidente em alguns dos comentários : Como assim ? Segundo o meu Psicoscópio ( o qual eu considero precioso para domar o meu Ego e não só...) está a fomentar os "Saberetas", os exegetas ,bem como a Ilusão e a Ficção ! Ler nas entrelinhas ? Vã Glória ! Não somos detentores da Verdade Integral nem mesmo da Verdade Absoluta que é dada a conhecer aos Desvalidos Espirituais que somos . Falo por mim . Não gosto de Papagaios e também não gosto de " meninos Pompeus" . A esta hora o meu Mestre , sim...é a ele a quem me dirijo...já me entendeu . Não sou Espírita militante em uma instituição ...Sou um Autodidacta ..."fora da Caridade não há salvação"...quando leio um livro dito espírita não o analiso como me obrigaram a fazê-lo com os Lusíadas ! Não o analiso Ipsis Verbis ! porquê ? Porque sei que o conhecimento da Verdade que nos é "dado" hoje é o possível face ao nosso grau de evolução ...não é a Verdade Integral ! Caso o fosse ...aí é que haveria mais que muitos Papagaios e " meninos Pompeus" !!! Há alguns anos assisti a um congresso espírita nacional em Portugal : O palestrante que abriu o congresso falou ...mais que muito ...no final de cada frase referia a fonte ...centenas de referências..." queria" aparentar o seu grau de cultura espírita ...Professor Catedrático da Doutrina ! Não tivesse eu a Ideologia Espírita no meu âmago e teria pensado que estava a assistir a uma reedição dos erros do Catolicismo . E ...está dito...ao estilo do meu Mestre . Por favor ...faça perguntas ...mas responda de seguida...para que possamos apreender a Verdade da qual é testemunho . Adorado Mestre ...seja Feliz !!! Este irmão menor ( hoje bem menor para alguns ) . João Semana Portugal

    ResponderExcluir
  24. João Semana, habitante deste País à beira-mar plantado, estou a adorar o seu estilo! Já o procuro para o ler cada semana. Temos em Portugal muita gente que ama o Dr. Inácio e o seu jeito tão peculiar, mas que se fecha no seu castelo preconceituoso... Que adotem um pseudónimo mas que exteriorizem a gratidão que lhes vai na alma. Muito obrigada pela sua participação. Jesus o abençoe e proteja cada dia. Abraço fraterno. Noémia

    ResponderExcluir
  25. Irmã Noémia - segundo os "cânones" deveria tratá-la por Confreira . Não me agrada o termo ! por tal , Irmã Noémia : Quando acabei de ler o seu comentário ...tinha lágrimas escorrendo na minha face ...a qual já começa tendo rugas...são os sessenta . Não que o meu Ego estivesse feliz...não sei explicar ! Era algo que vinha de dentro para fora ! Vá lá eu conseguir explicar ...não consigo ! Quando aqui escrevo apenas tento "afinar-me com o nosso Mestre " ...Entidade com a qual sinto ter Afinidade . Sei que apenas Sinto ...porque estou a anos luz do nosso Mestre ...em termos de evolução espiritual . Sou , ainda , um Verme ! Posta Esta introdução só me resta agradecer a sua Coragem e Benevolência no que diz respeito ao seu comentário. Como Paulo disse : Dia após Dia morro : Neste Blog quem escreve Não é o que está João Semana ...tem dias...às vezes são os meus amiguinhos ...de quem eu tanto gosto ...mas que eu não conheço .Quanta Paciência Eles têm para comigo ...para com as minhas virtudes inferiores !Tolerância Divina ! Obrigado ...assim Jesus Cristo Permita Que eu seja digno de captar a Energia Cósmica Universal que me é disponibilizada via os meus Centros de Força ( Luis Sérgio explica Isto muito bem) . Uma palavra final para o nosso Mestre : não é uma palavra: estou a reler "Encarnação no mundo espiritual " Bravo, Mestre !!! Adoro ! Pena é que em Portugal não estejam disponíveis os seus últimos livros ! A Verdade e Luz , único distribuidor em Portugal de obras espíritas...ainda não os disponibiliza ! Mestre ...como eu gostava de falar consigo ...se para tal tivesse créditos. Mas não antes do suposto ...não se trata de Apego...trata-se de AMOR áquela que está minha filha bem como aos meus Cães . Já "tive" nove cães " os quais considerava "meus filhos "...hoje já só tenho dois ...peço , todos os dias ,a Deus Nosso Senhor que os proteja ...contrariando a visão de Bozanno ...segundo o qual estes animais terão reencarnação imediata . Egoísmo meu ? sei lá....Irmã Noémia : Faça o favor de "tentar" ser Feliz ! Mestre Inácio : "Falo" consigo quando leio os seus livros ...Evoco-o quando estou acordado ...desculpe-me ...não me interne no "Seu Hospital" ...quando muito deixe-me limpar os vómitos dos doentes .

    ResponderExcluir