segunda-feira, 16 de outubro de 2017

COMO VOCÊ INTERPRETA?! – XXIX

Antes de darmos sequência às nossas reflexões sobre os capítulos de “Nosso Lar”, livro de autoria de André Luiz, gostaríamos de fazer uma observação. Não nos esqueçamos de que se, em suas obras anteriores, ou seja, nos demais volumes de sua extraordinária Coleção, o competente autor espiritual escreveu sob o endosso de sua própria vivência além da morte do corpo carnal, e, sobretudo colhendo depoimentos de elevados Mentores da Vida Maior, em “Evolução em Dois Mundos” e “Mecanismos da Mediunidade” (além do maravilhoso “Agenda Cristã”), ele revelou a sua própria capacidade de espírito altamente lúcido. Eis algo que, infelizmente, muitos dos que se referem a André Luiz, com o intuito de minimizar o valor dos livros de sua lavra espiritual, esquecem-se de destacar.
*
No capítulo 35 de “Nosso Lar”, intitulado “Encontro Singular”, André Luiz nos relata experiência comovente e altamente instrutiva, semelhante, sem dúvida, a muitas com as quais os desencarnados se defrontam, quando, é óbvio, em desencarnando, têm oportunidade para tanto – porque, a grande maioria daqueles que deixam o corpo na Terra sequer logra oportunidade igual à que André desfrutou, logo que adentrou a cidade espiritual. Até mesmo para estarmos com possíveis desafetos, e pedir-lhes perdão pelo prejuízo que lhes causamos, necessitamos ter merecimento.
*
Todos os que já tiveram oportunidade de ler “Nosso Lar” sabem que André, no capítulo 35, narra o seu encontro com Silveira, um dos integrantes dos “Samaritanos”. O próprio Silveira, ao vê-lo em “Nosso Lar” surpreende-se com a sua presença lá, posto, talvez, não esperar que André tivesse desencarnado tão cedo.
André sente-se constrangido, de vez que Silveira, junto com a família, tinha sido prejudicado pelo seu pai, que, na condição de agiota, em vista da impossibilidade de que Silveira resgatasse com ele o débito adquirido, o espoliara de todos os bens, deixando-o numa situação econômica muito difícil – então, o referido chefe de família estava doente, com dois filhos igualmente acamados, certamente, à época, vitimados por alguma enfermidade tropical.
A esposa de Silveira havia tentado obter a intercessão da mãe de André junto ao esposo, de nome Laerte, todavia ele não a ouviu, e, encorajado pelo próprio filho ainda muito jovem, levou a cabo a execução da dívida, que, inclusive, levara a senhora Silveira a ficar sem o seu piano. Escreveu o autor espiritual: “Derrotados na luta, os Silveiras haviam procurado recanto humilde no Interior, amargando o desastre financeiro em extrema penúria.”
*
Silveira, ao reencontrar André, age cavalheirescamente, e, nem de leve, menciona o desagradável episódio, que, junto a outros equívocos, muito estava custando ao pai de André Luiz, retido em obscuras regiões umbralinas.
*
Procurando Narcisa, igualmente sua conselheira nos primeiros tempos de “Nosso Lar”, André, naturalmente avexado, descreve o ocorrido, escutando dela o seu próprio depoimento: “Já tive a felicidade de encontrar por aqui o maior número das pessoas que ofendi no mundo. Sei, hoje, que isso é uma bênção do Senhor que nos renova a oportunidade de restabelecer a simpatia interrompida, recompondo os elos quebrados, da corrente espiritual.”
E, em seguida, ouve-lhe a pergunta: “Aproveitou você, o belo ensejo?” Ante a negativa de André, a simpática Narcisa o incentiva: “Vá, meu caro, e abrace-o de outra maneira. Aproveite o momento, porque o Silveira é ocupadíssimo e talvez não se ofereça tão cedo outra oportunidade.”
*
Recordemos aqui a recomendação de Jesus: “Entra em acordo sem demora com o teu adversário, enquanto estás com ele a caminho...”
*
Atitude linda a de Silveira que, quando André o procura, para desculpar-se em seu nome e em nome de seu pai, praticamente nem o deixa terminar de falar, não consentindo que ele prosseguisse se humilhando – repetindo, que bela atitude! Quantos, antes de se disporem a perdoar algum mal entendido, esperam que o pretenso ofensor se humilhe ao extremo!...
*
Terminando, em nossa síntese, Silveira diz a André: “... seu pai foi meu verdadeiro instrutor. Devemos-lhe, meus filhos e eu, abençoadas lições de esforço pessoal. Sem aquela atitude enérgica que nos subtraiu as possibilidades materiais, que seria de nós no tocante ao progresso do espírito?”
*
Pois é, caros internautas, poucas perguntas desta vez, mas, com certeza, a mais incisiva de todas as que aqui já tivemos oportunidade de lhes formular: - Antes de passarem por um constrangimento semelhante ao de André Luiz deste Outro Lado, algum de vocês, se for o caso, já procurou aproveitar “o belo ensejo”?!

INÁCIO FERREIRA

Uberaba – MG, 16 de outubro de 2017.







37 comentários:

  1. Bom Dia Dr. Inácio e Baccelli. Diz o Evangelho ¨SEGUI A PAZ COM TODOS E A SANTIFICAÇÃO SEM A QUAL NINGUÉM VERÁ O SENHOR.¨
    Então seremos sempre visitados pela oportunidade de rever nossos desafetos e fazermos as pazes. Bjs.

    ResponderExcluir
  2. Bom dia dr Inacio e Baccelli
    Enquanto estamos a caminho...
    E quantas vezes...por obra de nosso orgulho...preferimos *nos livrar*..das pessoas que temos dificuldades...
    Reconciliar dá trabalho..e principalmente nos obriga a ressarcir a quem prejudicamos...
    E pedir perdão então né dr Inácio?
    Todas essas atitudes envolvem a superação de nosso maior inimigo..o orgulho..
    Enquanto estamos a caminho..enquanto estamos frente a frente...enquanto há o reencontro...
    Porque amanhã...nossas necessidades evolutivas e a de outros...podem nos levar por caminhos diferentes..e assim guardarmos novamente esse processo..que um dia terá que sair da gaveta...
    Reconciliação é da lei..
    Ninguém poderá crescer sem resolver essas pendências...
    *APROVEITAR AS OPORTUNIDADES*...enquanto a vida...a Providência Misericordiosa..nos dá novas chances de refazer...reaver.resolver..sentimentos..que pesam em nossa bagagem espiritual...
    Porque...por onde formos..com certeza eles estarão conosco..nos trazendo angústia..aflicao.dor..depressão..
    E como ensinou Jesus:
    *reconciliai-vos com vosso adversário...enquanto estás frente a frente com ele..perdoando ou pedindo perdão...porque amanhã...talvez..poderemos nos arrepender de ter deixado passar tamanha oportunidade*..
    Um dia a vida nos trará com certeza de volta...mas muitas vezes teremos que esperar uma nova chance...
    Beijos e uma ótima semana a todos..

    ResponderExcluir
  3. Aécio Emmanuel César16 de outubro de 2017 03:31

    Bom dia Dr. Inácio e Baccelli. É... Não sei qual a mais difícil de ser fortalecida por nós: se perdoar ou ser perdoado. Creio que quando perdoamos alguém estaremos a caminho de melhor conscientização quanto ao "amai uns aos outros como eu os amei", nos dizeres do Mestre Jesus. Quanto ao ser perdoado, estaremos sendo ajuizados pela nossa consciência a sermos amanhã, bem melhores do que somos hoje. Um forte abraço. Aécio Emmanuel César

    ResponderExcluir
  4. Bom dia aos irmãos em Cristo, acho que os que queiram rebaixar as Obras de André Luiz no fundo é uma grande inveja. Lição maravilhosa esta do Silveira...
    Uma boa semana para todos nós, em tempo, cheguei a Doutrina Espírita através do Livro Nosso Lar, era a peça que faltava para mim no quebra cabeça da vida.

    ResponderExcluir
  5. Cadichon Pirilampo16 de outubro de 2017 05:20

    Bom dia, Amigos Espirituais visíveis e invisíveis! Amor, Luz e Paz! Respondemos afirmativamente ao questionamento feito por Inácio Ferreira na comunicação desta semana! Hoje, pela manhã, antes de acessarmos o blog, relemos essa passagem descrita por André Luiz em "Nosso Lar"! Essa atitude dele reflete o grau de aprendizagem que realizou estando em contato com outros irmãos ali residentes! Deus e Jesus abençoem ao nobre irmão André Luiz e a todos no seu campo de energia espiritual! Um abraço fraternal! Cadichon Pirilampo (10:19)!!!

    ResponderExcluir
  6. Bom dia a todos!

    "Sem aquela atitude enérgica que nos subtraiu as possibilidades materiais, que seria de nós no tocante ao progresso do espírito?”

    Silveira, esse sim, aproveitou, natural e simplesmente, o belo ensejo.

    E permitiu que André (olha a amizade... André...) também aproveitasse muito mais que o belo ensejo.

    Quanto a mim, não tenho encontrado Silveiras por aí. Na falta deles, podemos ir chamando alguns de Silveira,mesmo que eles não saibam.

    Um grande abraço a TODOS!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cadichon Pirilampo16 de outubro de 2017 10:30

      Boa tarde, Amigos Espirituais visíveis e invisíveis! Amor, Luz e Paz! Schico (15-10-2017 05:57). Guardadas as devidas proporções, a frase de Silveira "...Sem aquela atitude enérgica..." não seria semelhante ao que Jesus ensinou "...Seja, porém, o o vosso falar sim, sim; não, não; porque o que passa disso é de procedência maligna..." (Mateus 5:37)? Meditemos, meditemos e meditemos... Parabenizamos a sua participação! Um abraço fraternal! Cadichon Pirilampo (15:29)!!!

      Excluir
  7. Bom dia Dr. Inácio e Baccelli!!

    Que bela reflexão!! A elucidação desta semana foi dez e me fez refletir muito!!

    Obrigado!!

    Excelente dia e semana para todos nós!!
    Fiquemos com o BOM DEUS!! \O/

    Carlos A. Gomes

    ResponderExcluir
  8. Ana Lúcia de Oliveira Gobbi16 de outubro de 2017 07:13

    QUERIDOS AMIGOS!NO MEU CASO PARTICULAR É MUITO MAIS FÁCIL PEDIR PERDÃO DO QUE PERDOAR.RECONHECER O ERRO É MAIS FÁCIL PRA MIM DO QUE ESQUECER UMA OFENSA OU UMA "PUXADA DE TAPETE".A COISA FICA LÁ MEIO ADORMECIDA,MAS É SÓ REVER A PESSOA OU ELA APRONTAR DE NOVO, NO CASO DE CONVIVÊNCIA OBRIGATÓRIA NO TRABALHO,FAMÍLIA OU VIZINHANÇA, PARA AQUELA MÁGOA VOLTAR COM FORÇA TOTAL.A MENTE DIZ "TENHO QUE PERDOAR",MAS O CORAÇÃO NÃO ACEITA.TRATAR COMO IRMÃO UM CHEFE QUE ME PERSEGUIU ANOS A FIO,POR ENQUANTO NÃO DÁ.ABRAÇAR UMA PESSOA QUE VAI NA FRENTE DE UM JUIZ FALAR MENTIRAS SOBRE A MINHA MÃE,TAMBÉM NÃO ESTOU CONSEGUINDO.SORRIR PARA O VIZINHO QUE FAZ TUDO PRA DIFICULTAR A MINHA VIDA, FAZENDO INCLUSIVE QUE EU PAGUE AS MINHAS DESPESAS E AS DELE PARA TER UM POUCO DE SOSSEGO DENTRO DE CASA,NO MOMENTO É SEM CHANCE. E POR AÍ VAI.ONTEM VI NA TV UMA PORÇÃO DE GENTE FAZENDO PEREGRINAÇÃO RELIGIOSA.ACHO UMA ESFORÇO DEMASIADO,MAS SE É PARA QUE A PESSOA SE ENCONTRE COM A FÉ E A CARIDADE,ESTÁ VALENDO.SÓ QUE PERDOAR "DE CORAÇÃO" E NÃO APENAS " DE BOCA PRA FORA" É UM ESFORÇO MUUUITO MAIOR E MUUUITO MAIS AGRADÁVEL A DEUS,NA MINHA OPINIÃO. DEVAGAR CHEGAREI LÁ,MAS QUANTO MAIS DEVAGAR,PIOR PRA MIM,NÉ?O CANTOR E COMPOSITOR IVAN LINS TEM UNS VERSOS LINDOS FALANDO DO PERDÃO:"O amor tem feito coisas
    Que até mesmo Deus duvida
    Já curou desenganados
    Já fechou tanta ferida

    O amor junta os pedaços
    Quando um coração se quebra
    Mesmo que seja de aço
    Mesmo que seja de pedra

    Fica tão cicatrizado
    Que ninguém diz que é colado
    Foi assim que fez em mim
    Foi assim que fez em nós
    Esse amor iluminado"
    ABRAÇÃO SEMANAL DA ANA LÚCIA GOBBI!
    @]--´-----

    ResponderExcluir
  9. Dr. Inácio, amigo e protetor,quem poderá contestar que André Luiz "revelou a sua própria capacidade de espírito altamente lúcido"? Só quem não estuda, desconhece a palavra gratidão ou tem má-fé. Não foi irrelevantemente que Lísias advertiu André Luiz, no Cap.5 de "Nosso Lar", em jeito de premonição de que ele seria " um dos melhores colaboradores em Nosso Lar". Todos sabiam que classe de Espírito era André Luiz.
    Em "Apostilas da Vida", Prefácio de Emmanuel, de 27 de Outubro de 1986, o nobre Espírito dá-nos testemunho do Espírito lúcido moral e intectualmente que é André Luiz, reconhecido por todos na Cidade-Estado. Vou transcrever 3 parágrafos:" Leitor amigo, logo se viu conscientizado na Vida Espiritual, André Luiz, nosso amigo nas lides da evolução, em escrevendo para a Terra, foi procurado por toda uma plêiade de espíritos, sequiosos de conhecimento superior, já que se encontravam em preparação para novo estágio na vida física.
    E para nós outros, os seus companheiros, sempre foi grande satisfação anotar-lhe as preleções, dedicadas aos candidatos à reencarnação, muitos deles hoje corporificados no mundo, entendo-se que André Luiz, desde 1945, tanto quanto possível, se consagra aos diálogos com os amigos, a caminho do renascimento.
    Cercado de aprendizes, falando ao ar livre dos parques ou dos campos, sempre nos fez lembrar os professores, quando se rodeiam de alunos ávidos de luz para a vida interior. Dessas aulas por ele ministradas taquigrafámos muitas, das quais retirámos algumas para oferecer-te este livro pleno de atualidade para o nosso próprio caminho."
    Contudo, reconhecendo a superioridade moral e intelectual de André Luiz, não se aproxima absolutamente da de Chico Xavier, sendo publico que André Luiz, quando foi conhecer Chico Xavier em Pedro Leopoldo, se ajoelhou perante ele, tal a luminosidade que emitia. Só temos que agradecer estas notícias porque são grandes estímulos à nossa pobreza espiritual. Muito grata como sempre. Abraço carinhoso à equipa. Noémia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cadichon Pirilampo16 de outubro de 2017 10:07

      Boa tarde, Amigos Espirituais visíveis e invisíveis! Amor, Luz e Paz! Noémia José (16-10-2017 07:19) Parabenizamos a nobre irmã pelo desenvolvimento de seus argumentos bem dosados, relembrando aspectos envolvendo o nobre Amigo Espiritual André Luiz! Permita-nos acrescentar ao trecho "...sendo público que André Luiz, quando foi conhecer Chico Xavier em Pedro Leopoldo, se ajoelhou perante ele,..." o convite-pergunta "Como você interpreta?! - XIV" (26-06-2017 01:42), do Dr. Inácio Ferreira, no qual ele relatou esse fato mencionado por você! Somemos também o item "Materialização de André Luiz", que Marlene Rossi Severino Nobre (MRSN, 1937-2015 - "Meus Pedaços do Espelho", FE, 1ª edição, 2014, capítulo 43 - Abracei Chico Xavier materializado, páginas 349-250) transcreveu o conteúdo da obra "Nossos Momentos com Chico Xavier - o homem Amor" (IDEAL, 2007), de Oswaldo Godoy Bueno. Nela, a autora (MRSN) escreveu "...Todos os três fatos que acabo de citar comprovam a superioridade moral de Chico Xavier. E explicam os testemunhos de muitos que o viram materializado ou simplesmente em desdobramento, em lugares do País e até mesmo no exterior." Muito boa a sua colaboração! Um abraço fraternal! Cadichon Pirilampo (15:04)!!!

      Excluir
    2. Cadichon, muito obrigada por referir o blog de 26-6-17, é que não tinha o menor registo desse tema na minha memória. Lá fui eu ao blog e li, mas já com alguma preocupação ao constatar o nível de amnésia a persistir. "Os Meus Pedaços de Espelho", ainda pouco li. Muito agradecida sempre pelo seu precioso subsídio. Este estudo adquiriu um nível muito saudável e dinâmico. Jesus o envolva em muitas bênçãos e a todos os seus. Abraço fraterno Noémia

      Excluir
  10. Boa tarde irmãos de doutrina Carlos Baccelli e Dr. Inácio Ferreira. Parabéns pelo texto. Realmente devemos aproveitar o tempo como encarnados, para desfazer as inimizades, procurar os desafetos encarnados, antes que ocorra o desencarne destes.
    Gostaria de mudar um pouco assunto, e comentar sobre a violação do túmulo do grande médium Francisco Candido Xavier na Cidade de Uberaba-Mg.É a segunda vez que ocorre em dois anos, segundo esclareceu seu filho adotivo a reportagem do Estadão. Segundo o mesmo, o ataque provavelmente se deve as novas ceitas pentecostais, as mesmas que estão atacando imagens de santos da Igreja Católica em cidades do interior de Minas Gerais,Bahia e Rio de Janeiro. Atacando terreiros de Umbanda no Rio de Janeiro e na Bahia. Não podemos aceitar esta perseguição religiosa, que deve aumentar com o passar do tempo. Gostaria de saber do nosso querido amigo Dr. Inácio Ferreira, a opinião dele a respeito deste delicado assunto, que ocorre atualmente no Brasil, Coração do Mundo e futura Pátria do Evangelho. Muito obrigado pela atenção dispensada e um grande e forte abraço. Fiquem com Deus. Fábio Ferreira de Marília-SP.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cadichon Pirilampo17 de outubro de 2017 04:13

      Bom dia, Amigos Espirituais visíveis e invisíveis! Amor, Luz e Paz! Fábio Ferreira (Marília, SP, 16-10-2017 08:23). Intolerância religiosa atual. Permita-nos auxiliar embora não estejamos especificamente direcionados a responder pelo Dr. Inácio Ferreira (IF) e/ou pelo médium C.A.B. Inicialmente, o assunto enfocado por você é parte integrante do documentário "Intolerância: os caminhos para uma convivência harmônica entre as religiões", divulgado pela Globo News em 2015 e 2016. Este documentário descreve bem o que é essa intolerância praticada por muitos que se afirmam "religiosos". Os verdadeiros religiosos perseguem os que não pensam igual a eles? Certamente que não! Esses perseguidores são espíritos em diferentes graus de evolução intelectual e moral, conforme cada um de nós pode ler, estudar e refletir sobre as perguntas 96 a 113 de "O Livro dos Espíritos" - Diferentes ordens de Espíritos e a Escala Espírita. Não nos esqueçamos de buscar subsídios no capítulo III - "Há muitas moradas na Casa de Meu Pai", onde se lê a relação habitação (o mundo, o país, lar, etc...) e habitante (o espírito encarnado e desencarnado). No caso do Brasil, como você mesmo assinalou "...Brasil, Coração do Mundo e futura Pátria do Evangelho...", IF, em 24-10-2014 05:18, psicografou no antigo blog o tema "Brasil, Coração do Mundo, Pátria do Evangelho", onde escreveu: "...Para que no Brasil se concretize a esperança que a Espiritualidade Superior nele deposita (...), evidentemente, muita coisa necessita mudar...No caráter do povo...Na idoneidade dos políticos...Na sinceridade dos religiosos... E, por aí vai..." Nesta linha de pensamento de mudança, certamente, IF enfocaria o caminho da educação, individual e coletiva, que o Espiritismo preconiza em suas obras básicas. Não somente a Doutrina Espírita, mas também outros caminhos da compreensão humana. Jesus Cristo sinalizou esse caminho "amar a Deus e amar ao próximo como a si mesmo" (ESE-XI) Um abraço fraternal! Cadichon Pirilampo (09:08)!!!

      Excluir
    2. Cadichon Pirilampo17 de outubro de 2017 04:35

      Bom dia, Amigos Espirituais visíveis e invisíveis! Amor, Luz e Paz! Fábio Ferreira (Marília, SP, 08:23). A fim de compreender um pouco mais além do que você mencionou, sugerimos a leitura dos artigos "Intolerância religiosa religiosa leva terreiros de Umbanda a reforçar segurança no Rio" (26-06-2015 - Brasil - Jefferson Puff - BBC Brasil.com); "Por que as religiões de matriz africana são o principal alvo de intolerância no Brasil?" (21-01-2016 - Brasil - Jefferson Puff - BBC Brasil.com) e "Evangélicos se unem para combater preconceito dentro das igrejas" (13-02-2017 - Gabriela Loureiro - Brasil - BBC Brasil.com). Considerando esses relatos, percebemos a importância da educação no campo evolutivo interior de cada um de nós na compreensão das leis divinas inscritas na consciência espiritual (pessoa, gente, mente, espírito, alma, psique, etc...). A palavra chave é educação!!! Um abraço fraternal! Cadichon Pirilampo (09:33)!!!

      Excluir
    3. Cadichon Pirilampo17 de outubro de 2017 04:51

      Bom dia, Amigos Espirituais visíveis e invisíveis! Amor, Luz e Paz! Fábio Ferreira (Marília, SP, 16-10-2017 08:23). Para ilustrar o conteúdo de suas argumentações, indicamos o artigo "'Capoeira gospel' cresce e gera tensão entre evangélicos e movimento negro" (14-10-2017), de Mariana Schreiber e publicado no BBC Brasil.com. Esse artigo não é um motivo para lermos, estudarmos e ponderar a liberdade de consciência conforme se lê nas perguntas 835 a 842 de "O Livro dos Espíritos"? Acreditamos que essas opiniões trazem luz de como cada um de nós devemos interpretar esses assuntos considerados polêmicos, não é mesmo? Perdoe-nos alongar demasiadamente as referências! Um abraço fraternal! Cadichon Pirilampo (09:49)!!!

      Excluir
    4. Cadichon Pirilampo17 de outubro de 2017 12:33

      Boa tarde, Amigos Espirituais visíveis e invisíveis! Amor, Luz e Paz! Fábio Ferreira (Marília, SP, 16-10-2017 08:23). Permita-nos acrescentar no final do trecho "...onde escreveu ',,,Para que (...). E, por aí vai..." o parênteses (FERREIRA, Inácio. Dr. Inácio, ele mesmo! LEEPP, 1ª edição, ago 2016, páginas 207-209) em nossa participação de 17-10-2017 04:13. Aquela mensagem "Brasil, Coração do Mundo, Pátria do Evangelho" é parte integrante desta obra! Quando digitamos aquele conteúdo, pensamos digitar o parênteses, mas esquecemos o mesmo devido a rapidez da digitação. Perdoe-nos! Um abraço fraternal! Cadichon Pirilampo (17:30)!!!

      Excluir
  11. Cadichon Pirilampo16 de outubro de 2017 13:05

    Boa tarde, Amigos Espirituais visíveis e invisíveis! Amor, Luz e Paz! Colisão de objetos astrais, luz e ondas gravitacionais. Permitam-nos fugir do assunto enfocado nesta comunicação do Dr. Inácio Ferreira. Hoje, o nosso abençoado Mundo Espiritual chamado Terra surpreendeu-se com a divulgação de notícia como "Cientistas detectam luz vinda de fonte de onda gravitacional pela primeira vez" (16-10-2017 16h11 - Scott Malowe - Notícias - Mundo - Reuters - Terra); "Cientistas encontram pela primeira vez gerador de ondas gravitacionais" (Cesar Baima - 16-10-2017 12:00-16:03 - Sociedade - Ciência - O Globo); e "Ondas gravitacionais são detectadas em estrelas de nêutrons" (Letícia Fuentes - 16-10-2017 13h48-15h13 - Ciência - Veja online). Essa notícia foi divulgada em várias revistas científicas como Nature, Science, Astrophysical Journal Letters, Physical Review Letters. Segundo o noticiário da Reuters/Terra, "...As ondas, causadas pela colisão de duas estrelas de nêutrons cerca de 130 milhões de anos atrás, foram capturadas primeiramente em agosto nos Observatórios de Ondas Gravitacionais por Interferômetro Laser (LIGO, na sigla em inglês) dos Estados norte-americanos de Washington e Louisiana e um terceiro detector chamado Virgo, instalado na Itália. Dois segundos mais tarde, observatórios na Terra e no espaço detectaram erupção de luz na forma de raios gama vinda da mesma parte do sul do céu, que analistas mostraram ser provavelmente da mesma fonte. As observações indicaram também que ouro, platina e outros metais pesados foram ejetados no espaço na sequência da fusão das estrelas, confirmando que tais eventos cataclísmicos são as fontes desses metais..." Como os Orientadores Espirituais interpretariam essa notícia? Muito provavelmente com muita alegria pois sabem que, gradativamente, a Terra está progredindo material através de cientistas, que são Espíritos também em evolução, trabalhando em equipe! Galileu Galilei deve estar sorrindo alegremente! Um abraço fraternal! Cadichon Pirilampo (18:02)!!!

    ResponderExcluir
  12. Carmo do Cajuru, MG, 16.10.2017

    Amanhã, 17.10, é dia daqueles profissionais que trabalham com força, com energia e luz: Dia Internacional do Eletricista - parabéns a todos que militam e iluminam praças, cidades, pontes e a vida de muitos;
    Depois de amanhã, 18.10, é dia do profissional que traz à luz a vida, desdobra-se no conhecimento do homem, aprofunda-se nos mistérios e caminhos das mentes físicas humanas: Dia do Médico - parabéns Dr Inácio, Dr Bezerra, Dr Euclides, Dr Francisco, Dra Zilda Arns e tantos trabalhadores.

    Mas ao tema do artigo: quantos de nós não temos agido como verdadeiros agiotas quando damos e cobramos a/de Cesar e esquecemos de Deus?

    Fraternidade, harmonia, paz, luz e fé.

    ResponderExcluir
  13. Reconhecer que erramos já é algo difícil, pedir perdão , mais difícil. Exercitar o silêncio qdo sofremos uma agressão sem revidar, mais difícil ainda. Temos muito a aprender e caminhar.

    ResponderExcluir
  14. Dr. Inácio,

    se não queremos viver mais na Terra e fazemos orações implorando para voltar para casa, porque deus não permite?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cadichon Pirilampo17 de outubro de 2017 12:46

      Boa tarde, Amigos Espirituais visíveis e invisíveis! Amor, Luz e Paz! Anônimo (17-10-2017 07:08). Nobre pessoa, permita-nos auxiliar. Acreditamos que Deus e seus agentes espirituais (Missionários da Luz) consideram o mérito ('a cada um segundo as suas obras') e a missão que o Espírito tem a cumprir. Sugerimos a leitura da questão 175 de "O Livro dos Espíritos". Indicamos também o comentário de Fernando Miramez de Olivídeo sobre essa pergunta (ver "O Livro dos Espíritos comentado pelo Espírito Miramez" pelo Google). Seja feliz nessa sua busca espiritual! Um abraço fraternal! Cadichon Pirilampo (17:45)!!!

      Excluir
  15. OBRIGADA POR TUDO QUE TENHO APRENDIDO MEDIANTE SUAS OBRAS E LEITURAS DAS OBRAS DE ESPÍRITOS COMPROMETIDOS EM AJUDAR,POSITIVAMENTE,NOSSA EVOLUÇÃO ESPIRITUAL.MUITAS BENÇÃOS DE LUZ E PAZ.

    ResponderExcluir
  16. Boa tarde!, na paz!! tá tudo certo!!. Muito me sinto privilegiado, em ter conhecimento e participação nesse espaço magnânimo, que nos foi possibilitado por esses 2 irmãos, Inácio Ferreira e Carlos Baccelli. Percebo que, apenas uma ou duas duzias de internautas dão pitaco aqui, mas, temos umas centenas que acompanham o blog, obvio, cada qual não menos proveitoso que os demais. E, tenho também me esbaldado de bons conhecimentos e proveitos interpretativos, com as colocações de nosso irmão - muito participativo e certeiro nas elucidações - Cadichon Pirilampo. Das enumeras elucidações que por ele são aqui trazidas, queria aqui fazer minha opinião, provável outros irão comungar comigo, que são , as publicações CIENTIFICAS de acontecimentos veem surgindo em nosso Planeta e no Universo, onde , pela própria "empolgação" que nosso irmão Cadin-Piri, as apresentam a nós, já demonstram o quanto de proveito elas nos são para o nosso desenvolvimento de CAMPO METAL. No tripe de sustentáculo do Espiritismo: RELIGIÃO, FILOSOFIA E CIÊNCIA. A CIÊNCIA é a mais ......, não me veio aqui um termo exato para expressar-me???...., diria..., mais no 'CERNE" da doutrina dos Espíritos!!. Pois a Ciência é tida como um dos maiores algoses do Espiritismo - aos olhos nus - no entanto, ela é a que mais dará sustentação a doutrina, demora sim, mas, é certeira quando chega, pois veem confirmar fielmente as anunciações dos Espíritos em tempos anteriores. Se atentos na observações, veremos que, evolução espiritual não acontece somente na caridade, todos espíritos considerados em grau evolutivo , são portadores de grade intelecto. particularmente, "fujo" da Gênese, mas, parece-me a cada dia que, Esse, o Livro que mais preciso estudar!! Entendo perfeitamente a "empolgação" de nosso irmão Cadin-Piri, comungamos com ele não é mesmo!!?, pois sentimos o mesmo regozijo quando lemos uma matéria cientifica confirmando o já anunciado pelos INVISÍVEIS!!. e nisso, nosso irmão Cadin - Piri, também é CERTEIRO, acompanha em tempo REAL e nos traz de imediato tais publicações das descobertas e ou observações cientificas em torno do nosso Planeta. Que os Anjos continuem lhe abençoando nessas empreitadas, e nos proporcionando tais anunciações diretamente nesse blog, que acredito , de outra forma, muitos de nós aqui não teríamos tais informações ou no minimo, poderíamos correr o risco de, passar desapercebidos em fazer uma relação com os assuntos abordados por Inácio !!.

    ResponderExcluir
  17. Dr. Inácio, Baccelli e internautas – muita paz! Lendo nos comentários algumas citações que fazem referência a Chico Xavier, me lembrei de uma passagem muito bonita que foi relatada por Dr. Inácio no livro TRABALHADORES DE ÚLTIMA HORA, no capítulo 29. Em 2010 ocorreu o terremoto no Haiti e assim como houve missões socorristas no plano material, o plano espiritual também envidou esforços no sentido de prestar ajuda. Em uma nave espacial quase do formato de um pequeno submarino uma espécie de “charuto” pilotada pelo Dr. Odilon, uma pequena equipe composta por Dr. Inácio, Carmelita, D. Modesta, Domingas e o Dr. Odilon, chegaram ao Haiti, na cidade de Porto Príncipe, sendo que uma parte do percurso foi feita através da nave e o restante do percurso foi feito volitando. Dr. Inácio nos relata sobre um acampamento, no plano espiritual, que abrigava mais de 100 mil espíritos. Ainda nos conta: Mesmo entre aquela multidão: “vimos, a uns dois quilômetros de nós uma grande concentração de espíritos.” E ainda descreve que havia uma sensação de paz. Um espírito com o corpo ainda coberto de poeira falou para a equipe do Dr. Inácio, que mais adiante estavam distribuindo comida, e os chamou :- Venham..... e eles se dirigiram a este local e Dr. Inácio nos relata: “De costa para nós, um homem, em gestos ritmados, irradiando paciência e bondade com o auxílio de três companheiros, mexia em grandes latões de sopa, distribuindo porções dela, com pedaços de pão á multidão faminta. O meu coração começou a bater aos saltos e Carmelita, não suportando a onda de emoção que nos envolvia, chorava feito criança. ...Era Chico Xavier! Mais remoçado e sem o seu tradicional paletó, mas com a mesma alegria e disposição,”.... A equipe do Dr. Inácio se juntou ao pequeno grupo de Chico e ainda Dr. Inácio descreve: “Não sei durante quantas horas ali trabalhamos e nem saberia dizer por qual prodígio aqueles latões de sopa não se esvaziavam!”.
    O tema do estudo em pauta nos convida a nos esvaziarmos de nós mesmos, e nos preenchermos do amor de Deus. A reconciliação com nosso próximo muitas vezes requer mais do que nossa alma, no estágio evolutivo em que se encontra, pode oferecer. Todavia Deus não desampara o coração que busca o crescimento. Exemplos de amor com o de Chico, de superação com o de André Luiz, ou de caridade moral com o de Silveira, nos propicia oportunidades de reflexão e paralelamente de fortalecimento da nossa vontade de também querer evoluir. Abs!

    ResponderExcluir
  18. Cadichon Pirilampo17 de outubro de 2017 19:32

    Boa noite, Amigos Espirituais visíveis e invisíveis! Amor, Luz e Paz! Dom Tamer (17-10-2017 11:34). Agradecemos a gentileza de suas palavras quanto a nossa participação neste blog! Simplesmente sentimos a necessidade de compartilhar o que imaginamos saber, sinalizando sempre as referências para facilitar os irmãos a lê-las. Do seu texto, permita-nos destacar o trecho "...No tripe de sustentáculo do Espiritismo: RELIGIÃO, FILOSOFIA E CIÊNCIA. A CIÊNCIA é a mais...não me veio aqui um termo exato para expressar-me???...diria..., mais no 'CERNE' da doutrina dos Espíritos!!..." Esse seu argumento recordou-nos a obra "Apostilas da Vida" (IDE, 1986), de André Luiz (AL) e psicografia de Francisco Cândido Xavier. Nele, navega-se até a comunicação "Libertemo-nos", onde se lê "O homem, na essência, é um espírito imortal usando a vestimenta transitória da via física. A existência no corpo terrestre é uma série de alguns milhares de dias - átimos de tempo na Imortalidade - concedidos à criatura para o aprendizado de elevação. A crosta do Mundo é o campo benemérito, onde cada um de nós realiza a sementeira do próprio destino. A ciência é o serviço do raciocínio, erguendo a escola do conhecimento. A filosofia é o sistema de indagação que auxilia a pensar. A religião, porém, é a bússola brilhante, desde a Terra, o caminho da ascensão. Todos nós somos herdeiros da Sabedoria Infinita e do Amor universal. (...) Liberta-te e sobre a luz do píncaro, a fim de iluminares a marcha daqueles mais necessitados que tu mesmo, na jornada de aperfeiçoamento e libertação." Essa mensagem de AL pode muito bem compor o item 8 - Aliança da Religião e da Ciência de "O Evangelho segundo o Espíritismo" - I! Esse tripé mencionado por AL nessa dissertação lembra-nos também o conceito emitido por Emmanuel no Prefácio "Definição" em "O Consolador" (FEB). Pensemos...Pensemos...Pensemos!!! Um abraço fraternal! Cadichon Pirilampo (00:29)!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde!! na paz!! tá tudo certo!!. Irmão, Cadin-Piri. Apenas pra complementar e "atiçar" nossa prerrogativa de, RACIOCINAR: e como você gosta de mencionar : "pensemos!!..., pensemos!..., e , pensemos....!" Nas biografias que conheço, de Espíritos, sei das condições de: Espíritos Caridosos/superiores e com alto grau de Estudo e conhecimentos Científicos. Já desconheço, Espíritos nessa mesma linhagem, ignorantes!!!. interessante né!!???? entendo então que: Caridade, sem Ciência/estudo, não eleva o Espírito, ou seja, ele terá de estudar. Da mesma forma, o Estudo/ciência, sem a caridade , também não o eleva!. dai fica aquela questão: quem nasceu primeiro o ovo ou a galinha!!? hahahahahah!!!. O que será mais "fácil" , ou, menos "difícil" : Um estudioso/cientista adquirir o habito da caridade, e se elevar?, ou, o Caridoso/ignorante, adquirir o estudo na ciência, e se elevar???....

      Excluir
  19. Carmo do Cajuru, 18 de outubro de 2017.

    Feliz Dia dos Médicos, plenitude, harmonia, e trabalho em luz, sintonia e fé.

    Cordial abraço com mente sã e espírito são.

    ResponderExcluir
  20. Ana Lúcia de Oliveira Gobbi18 de outubro de 2017 03:35

    FELIZ DIA DO MÉDICO,QUERIDO DR. INÁCIO!!!!QUE SEU TRABALHO ABENÇOADO DÊ CADA VEZ MAIS FRUTOS!!!
    ABRAÇÃO DA ANA LÚCIA GOBBI!
    @}---´----

    ResponderExcluir
  21. Cadichon Pirilampo18 de outubro de 2017 06:33

    Bom dia, Amigos Espirituais visíveis e invisíveis! Amor, Luz e Paz! Dia do Médico. Navegando pela internet e digitando pelo Google o tema "Dia do Médico", encontramos sites onde se lê que o mesmo é comemorado em 18 de outubro em homenagem a São Lucas, considerado o quarto evangelista do Novo Testamento! Pesquisando a literatura, encontrar-se-á a obra "Médicos de Homens e de Almas" (Record), de Taylor Caldwell (Janet Miriam Holland Taylor Caldwell, 1900-1985). Este livro relata-nos a vida de Lucano (São Lucas). Nesta linha de leitura e estudo, indicamos "O Evangelho de um Médico: Lucas" (FEEGO), de Lucio Maranhão. Indo um pouco mais além, sinalizamos a obra "Cartas do Dr. Bezerra de Menezes" (AME-Brasil, 1ª edição, 2017), de Marcus Renato Castro Ribeiro et al. Esta é uma leitura muito interessante! Não nos esqueçamos também de que Jesus - o guia e modelo de toda a Humanidade - é o Médico de todos nós! Parabenizamos todos os médicos, encarnados e desencarnados, neste abençoado 18 de outubro - Dia do Médico! Um abraço fraternal! Cadichon Pirilampo (11:31)!!!

    ResponderExcluir
  22. Boa tarde! na paz!! Tá tudo certo!!. Irmão Cadin-Piri, mencionastes em 18/10 as (11:31): " Não nos esqueçamos também de que Jesus - o guia e modelo de toda a Humanidade - é o Médico de todos nós! ". JESUS!!!???....., Cadin-Piri!, Ainda não lhe vi "estressado" aqui com nossas indagações ( quer dizer, já lhe presenciei, um pouco "chateado", quando me pediu para não lhe titular de "enciclopédia" divina. Apesar de ter mencionado com as melhores intenções, mas, recuei, diante sua solicitação) Bom, vou provocar-lhe. Veja bem, não se aborreça!, certamente esse espirito aqui, foi, é , ou será, paciente do Dr. Inácio. E não concordando com o meu (medico/terapeuta/guia) na afirmativa de que, Jesus, foi o único espirito a ter uma ascensão direta a Deus!. Eu lhe pergunto: Tens algumas indicações, de onde consigo encontrar alguma deixa ou pista que me traga algo sobre, ENCARNAÇÕES DE JESUS!!?????. Lascou-se!!!......

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cadichon Pirilampo20 de outubro de 2017 05:29

      Bom dia, Amigos Espirituais visíveis e invisíveis! Amor, Luz e Paz! Dom Tamer (18-10-2017 08:36). Encarnações de Jesus. Você escreveu "...E não concordando com o meu (médico/terapêuta/guia) na afirmativa de que, Jesus foi o único espírito a ter uma ascenção direta a Deus. Eu lhe pergunto: Tens algumas indicações, (...) pista que me traga algo sobre ENCARNAÇÕES DE JESUS!!???? Lascou-se!!!..." Em uma ou duas oportunidades, neste blog (ou no antigo), indicamos as obras: 1. Glenn Sanderfur. Vidas do Mestre Jesus. SP: Cultrix-Pensamento. Esta obra é alicerçada nas orientações de Edgar Cayce (EC, 1877-1945). O autor e EC são os responsáveis pelo conteúdo daquele livro. 2. Josefa Rosalia Luque Alvarez/Hilarião de Monte Nebo (1893-1965). Harpas Eternas. SP: Cultrix-Pensamento, volume I-IV). Nele, o autor e médium discorrem sobre as possíveis vidas de Jesus na Terra sob vários nomes. 3. Ramatis em alguns de seus livros também trata desse assunto. Parece-nos que um deles é "O Sublime Peregrino" (Editora do Conhecimento). Outro é "Missão Planetária" (Editora do Conhecimento). 4. Consultar pelo Google "Roger responde 026 - Jesus encarnou como Buda, Krishna, Moisés...", onde Roger Bottini Paranhos responde a muitas questões desse tipo. Você tem o direito de discordar do pensamento vivo do Dr. Inácio Ferreira (IF) como você mesmo escreveu. Porém, saiba que IF emitiu a opinião em sintonia com Emmanuel ("O Consolar", FEB, pergunta 243 e, talvez, em "A Caminho da Luz", FEB). Bem, o caminho da pesquisa e do estudo está em suas mãos! Seja paciente consigo mesmo! Se você ler "A Lei da Reencarnação" (LEEPP), de Domingas, você saberá que ela se consultou no Mundo Espiritual sobre essa questão nela mesma quando esteve encarnada! Deus e Jesus abençoem a você e a todos no seu campo de energia espiritual! Um abraço fraternal! Cadichon Pirilampo (10:27)!!!

      Excluir
    2. Boa tarde!! na paz!! tá tudo certo!! Nobre!, irmão, Cadin-Piri. Como disse, respeito muitíssimo Dr. Inácio,Emanuel, e Kardec. Mas, tenho minhas discordâncias em alguns (mínimos) pensamentos!. Minha condição de espirito livre né!!. kkkkkkkk. Muito agradecido pelas indicações. como sempre!!, você muito prestativo e paciente!!.

      Excluir
    3. Bom dia a todos !!!

      Muito boa pergunta e toda curiosidade sadia merece ser incentivada. Lembro agora que Nos Domínios da Mediunidade, de André Luiz, quem mais perguntava era Hilário...

      Penso ser possível que Jesus já tenha conquistado sua evolução máxima muito antes de existir essa civilização no planeta Terra. Uma pista disso encontrei no capítulo 43, que capítulo!!!, do livro Autobiografia de um Iogue Contemporâneo de Paramahansa Yogananda e quem esclareceu isso a ele foi seu Mestre Sri Yuktéswar. Como sempre, dica de Cadin-Piri.

      Excluir
    4. Boa tarde!!na paz!! tá tudo certo!!. Nobre irmão, Schico. Grato!!!. Exatamente, esse espirito, que identificou-se, como HILÁRIO, tive a saudável oportunidade de o interpretar em 2 finais de semestre durante curso ESDE. E me, identifiquei muitíssimo com ele. Dai, venho aliando a isso, a minha condição de espirito livre na fé raciocinada, e não me aporrinho quando me intitulam de: Chato ou herege do espiritismo!!. kkkkkkk, pra mim, tudo é controverso, até me seja esclarecido de forma bom-senso e aceitável. As dicas de Cadin-Piri, são BINGO!!, aqui nesse Blog. Valeu!!! Schico!!.

      Excluir
  23. Cadichon Pirilampo20 de outubro de 2017 04:53

    Bom dia, Amigos Espirituais visíveis e invisíveis! Amor, Luz e Paz! Dom Tamer (18-10-2017 08:36). Jesus, Médico de Almas. Você escreveu "...Irmão Cadin-Piri, (...)é o Médico de todos nós!". JESUS!!!???..., Cadin-Piri!..." Parece que você 'estranhou' essa nossa declaração, não é mesmo? Se estranhou, então sinalizamos o trecho inicial "Eu sou o grande médico das almas e venho trazer-vos o remédio que vos há de curar..." Espírito de Verdade (Bordeus, 1861), que se encontra no item 8 de "Instruções dos Espíritos - Advento do Espírito de Verdade" do capítulo VI - O Cristo Consolador de "O Evangelho segundo o Espiritismo"! Como interpretar esta declaração desse Espírito de Verdade? Primeiro, ele está indicando ser o grande médico das almas (gente, criaturas, consciência, inteligência, espíritos, etc...) que nos indica o remédio (ensino, ensinamento, etc.) contido no Evangelho (Boa Nova) para as nossas mazelas sob a forma de energia como ansiedade, ciúme, raiva, cólera, etc. Neste particular, ele funciona como um acelerador de partículas mentais inscritas em nossa consciência espiritual na forma de Lei Divina (a Lei Natural). Portanto, não hã mistério algum indicá-lo como "...Médico de todos nós!..." Segundo, digitando o tema "Jesus - médico de almas" pelo Google, encontramos o livro "O Médico Jesus" (EBM, 1ª edição, 2009), de José Carlos de Lucca. Este autor, no prefácio "Palavras iniciais", narra o motivo que o conduziu a escrever aquela obra. Sinceramente, não sabíamos da existência dela! Porém, agora, sabemos! Pesquisando "Um Pouco mais Além", 'descobrimos' o artigo "Jesus, o Médico da Alma", de Fabiano Pereira Nunes, que foi publicado na Revista de Cultura Espírita nº 33, dezembro de 2011, página 16, do Instituto de Cultura Espírita do Brasil (ICEB). Não somente por esses autores, mas outros também auxiliam-no a compreender Jesus como médico de nossas almas! Mais uma vez repetimos: não descartamos a possibilidade de estar enganados! Um abraço fraternal! Cadichon Pirilampo (09:50)!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde! Na paz!! Tá tudo certo!!. Credo!!, irmão Cadin-Piri. Creio, certamente, me expressei mal. Talvez, por conta de um erro gramatica ao escrever. Pois, retransmiti sua colocação e as coloquei , entre aspas, e depois de finalizar com ,ponto final, e exclamei: JESUS!!???..., esse gesto foi pra lhe em seguir, pedir informações sobre Jesus!!, me perdoe se acentuei erroneamente, e deixei essa impressão. Jamais!!!, eu iria descordar nesse sentido, JESUS!!!, Desse espirito , nada tenho a discordar e ou inquirir qualquer comentário que não seja de LOUVAR, esse nosso irmão, mais elevado. O qual, quero cada dia, ter a condição de me achegar , nem que seja, um bilionésimo de percentual mais perto dele. Alias, muitos, ficam constrangidos e ou desconsertados em falar sobre JESUS!!, eu , graças a Deus!!!. sinto uma satisfação muito grande e vontade de falar muito!!......, sobre esse nosso irmão MAIOR!!!. Mais uma vez , me perdoe, parece-me, coloquei uma ASPA no lugar errado!!!. após, exclamar sobre Jesus!!. DOBRO E REDROBRO MINHA LÍNGUA PRA FALAR ALGO SOBRE JESUS!!, MEDICO!!, DOS MÉDICOS, E DE TODOS NÓS!!!. Muita paz!!, a ti e mais uma vez, Grato!!, por nos orientar!!!...

      Excluir